quinta-feira, 21 de julho de 2011

A cultura Colombiana è algo muito rico em suas diversidades, segredos , misterios, algo que deveria ser mais explorado por todos....
Nesses dias pude aprender muito dessa cultura, muito sobre a politica deste lugar, conhecer esse pais pessoalmente esta fazendo toda a diferença.
Assim como o Brasil a Colombia sofre de falta de memória histórica fazendo com que a impunidade seja recorrente. Porém, também como o nosso país, a Colombia tem "movimentos de exceção" em que a verdade , a justiça e a reparação dos danos causados à população são defendidos.
Podemos perceber que não se trata de um movimento unilateral de mudança, mas sim de uma frente multiplicadora. As organizações não governamentais e até mesmo pessoas engajadas podem sim possibilitar um pouco mais de esperança para aqueles que nem isso possuem mais.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Projeto UTOPIA

Dentre as atividades de ontem, destaco aqui a palestra para apresentação do projeto UTOPIA, que mexeu muito comigo.

Um projeto social que transforma a vida de centenas de jovens Colombianos que vivem em pequenas zonas rurais e sofrem com a falta de oportunidade e violência. O trabalho consiste em acesso à universidade, além de inserção social como um todo, já que muitos destes jovens cresceram em meio à violência e com poucos recursos, o que os impediu de terem perspectivas quanto a oportunidades e consciência de que podem transformar suas realidades. É um trabalho pioneiro que os irmãos Lassalistas fazem aqui.

Estamos aguardando resposta quanto à um possível encontro com alguns destes jovens, o que decididamente me faz ter ainda mais consciência de que todos nós podemos e devemos ajudar de alguma maneira projetos com este.

http://utopia.lasalle.edu.co/

Mensagem - Ir. Ignácio

Caríssimos CF, Luíza, Anna Clara, Jean Vito, Carol, Raquel, Heloísa, Débora e Guilherme Dias

Saudações lassalianas de Niterói

Os relatos de vocês deixaram-me impressionado. Já visitei várias vezes
Bogotá e vários La Salle dessa bela cidade, por ocasião de reuniões da
RELAL, mas, o que vocês escreveram acrescentou algo novo e de
maravilhoso às minhas recordações e reminiscências. Vejo que vale
sempre mais a pena entusiasmar a juventude por La Salle. Onde este
nome está, e se encontra em mais de 80 países, a educação se faz
presente e com energia renovadora. La Salle fala alto para nossa
espiritualidade, para a formação humana e para a cultura.
Parabéns, pelo projeto. O retorno de vocês ao ISE LA SALLE, há de
trazer novas cores, novas perspectivas e novos valores.

Ir. Ignácio L. Weschenfelder

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Palestras

Acabamos de passar algumas horas incríveis com profissionais da La Salle mais que empenhados em nos transmitir histórias e detalhes impressionantes de Bogotá.
É fascinante descobrir quantas coisas ainda precisávamos aprender, sobre as quais pensávamos já conhecer e dominar...
Além disso, saber mais sobre o Projeto Utopía instigou uma necessidade imensa de participar ativamente de um programa solidário como esse. Muito bonito o trabalho desses lassalistas.. Acima de tudo uma grande inspiraçao pra todos nós!
Enfim, essas últimas 3h só ratificaram a certeza de que essa viagem é fundamental para nós estudantes, mas principalmente para muito acrescentar na vida de cada uma das pessoas envolvidas nesse projeto.
Hoje as horas já passam rápido... A Colombia é mais parecida com o Rio do que eu jamais poderia imaginar. Fomos muito bem recebidos. Se um dia eu tiver a oportunidade de voltar não pensarei duas vezes.
Finalmente estar aqui, depois de tantos planos, tantos imprevistos e intermináveis horas de viagem e esperas em aeroportos ainda parece inacreditável!
Mas neste quarto dia a única certeza é de que este projeto veio pra agregar muito mais em nossas vidas do que imaginávamos ser possível...
Cada esquina que conhecemos, as pessoas e os lugares que nos encantam com suas singularidades, enfim, a história desse país, dessa cidade e desse povo que estamos descobrindo diariamente é algo que influencia diretamente nosso modo de pensar e enxergar as coisas, a vida e a nós mesmos!
Sinto que voltei a ser "criança". Cada passo, cada rosto, cada experiencia... Tudo é novo e surpreendente! O que chamamos de rotina quando estamos em nosso ambiente familiar aqui é uma aventura, uma experiencia única, encantadora e inesquecível.
Os dias parecem curtos, as horas parecem passar muito rapidamente e tudo que queremos é saber mais, ver mais, conhecer mais e mais! E isso, de fato, é o que estamos fazendo aqui. Desde o momento em que chegamos e admiramos cada espacinho da estrutura desta La Salle que nos recebeu maravilhosamente bem até cada pessoa que pudemos ouvir e absorver tantas coisas mais do que válidas!
E o melhor é saber que está só começando!

A Chegada

Fomos recepcionados por Lucía, estagiária do coordenador de Relações Internacionais da La Salle de Bogotá, que nos esperou por duas horas devido aos atrasos nos milhares de voôs que marcaram nossa viagem.



De princípio todos acharam que parecia com Rio de Janeiro por causa das inúmeras – e intermináveis – obras, pelo arranjo das avenidas, pelo trânsito – um "embotellamento" total. Vale ressaltar que as obras acontecem há algum tempo, o antigo Prefeito da cidade deixou todas as obras para serem terminadas no governo atual.

Ao chegarmos na Universidade ficamos impressionados com a estrutura imponente e acolhedora. Os quartos que nos foram oferecidos são grandes, confortáveis e bem estruturados com janelas tão altas quanto Anna Clara, Raquel e Heloisa. 



Depois, decidimos matar a fome! Descemos a ladeira da Universidade (claro, toda La Salle é em uma ladeira!) e procuramos o lugar mais perto para nos alimentar.  E eis que surge o tão famoso Posto Esso! E não é que tinha uma loja de conveniência igual a do Posto em frente a La Salle-RJ?!



O cardapio parecia muito apetitoso. Hambúrgueres gigantes por um preço camarada que transbordavam recheio e suculência. Os que comeram hambúrguer (Anna Clara, Dias, Jean, Debora e Cafre) atestam que eram extremamente saborosos, mas não sabiam que tornariam-se inesquecíveis. Alguns dias depois fomos informados que a apetitosa carne do hambúrguer era feita de minhoca!

No dia seguinte acordamos cedo para o café e fomos conhecer a universidade, o reitor e o coordenador de RI.  Após o encontro e conversa, almoçamos na própria Universidade e fomos cumprir a primeira etapa da nossa agenda!

A primeira atividade foi entrevistar Liduine Zumpolle, uma socióloga holandesa que trabalha com a reintegração de ex guerrilheiros das FARC na sociedade, assim como a retirada de mulheres e crianças das regioes mais afetadas pelo conflito.

Visita à La Salle da Candelária

Foto tirada no primeiro dia em visita à mais uma sede da La Salle em Bogotá, no bairro da Candelária.
Com direito a um "tour" pela pela Universidade e visita ao museu de ciências naturais.
Pra completar este dia, tivemos uma entrevista com a ativista Liduine Zumpolle, que explicou sobre seu admirável trabalho de reintegração social à ex guerrilheiros e sobre outras diferentes atividades a fim de transformar este país em um lugar mais justo.
Ela conduziu o papo de maneira muito clara e objetiva,mas principalmente, nos deixou MUITO à vontade, o que contribuiu pra que saíssemos de lá com um olhar mais crítico sobre o que se passa no país,além de tocados e inspirados com sua iniciativa.
Em resumo, fechamos o dia com "chave de ouro"!
A Colombia é um lugar muito agradavel diferente do que ouvimos falar ate entao...
Creio que ao decorrer desta semana ainda irei viver experiencias que irao contribuir muito para minha vida profissional e pessoal...

Iniciando os trabalhos!

Projeto Colômbia - Dia 01

20 horas de aeroportos e aviões chacoalhando e chegamos à chuvosa e fria Bogotá. Como sempre, a acolhida dos colegas lassalistas foi excepcional e a estrutura da universidade salta aos olhos.
E os trabalhos começaram com uma entrevista com Liduine Zumpolle, ativista holandesa que atuou na desmobilização de mais de 1200 guerrilheiros. Que venha a próxima jornada...